Danças Negras

Duração: 72 min

Classificação Etária: 14 anos

Lançamento: 2020

Direção: João Nascimento e Firmino Pitanga

Cartaz do documentário Danças Negras, com imagens de dançarinos em movimento e informações sobre a duração e temática do filme, que aborda a ancestralidade e a cultura negra.

Documentário de arte negra com duração de 72 minutos, trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras, oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade. Dirigido por João Nascimento e Firmino Pitanga, o documentário conta com depoimentos de importantes personagens das artes, mestres, mestras e pensadores, que discutem a existência e a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como, os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade racista e escravocrata.

O filme Danças Negras é um manifesto político e cultural em forma de cinema, um grito de liberdade em tempos de opressão acentuada, vai além de um filme de Dança propriamente dita, ele mexe em feridas sociais que precisam ser curadas, ele dialoga com o tempo em que estamos vivendo, atravessa gerações, integra um mosaico de filmes com viés antirracista.

ENTREVISTAS EXCLUSIVAS COM: Clyde Morgan, Makota Valdina, Edileusa Santos, Raquel Trindade, Lia Robatto, Enoque Santos, Kabengele Munanga, Helena Katz, Dinho Nascimento, Salloma Salomão, Mestre Felipe, Fernando Ferraz, Carlos Moore, Firmino Pitanga, Suzana Martins e Mestre Lumumba.

Um dançarino de expressão intensa em performance, com dois músicos tocando tambores ao fundo.
Grupo de músicos em roda de samba, com diversos instrumentos de percussão e cordas.

Portfólio

Folha de São Paulo

ArteCétera

Trailers

Prêmiações

Prêmios

● Edital SP Cine Distribuição de Longas-Metragens (2019)

● Edital Proac 12/2022 – Licenciamento sem exclusidade de longa, série ou curta (2022)

● Documentário Memorial – X Prêmio Denilto Gomes (2022)

Indicações

● I Mostra de Cinema Negro Mário Gusmão Instituto Bantu (2022)

KALAKUTA Filmes 2024© – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Pular para o conteúdo